Missão

Página

A natureza associativa da APCAB configura uma lógica de participação ativa nas decisões, iniciativas e propostas, através da inscrição como «associado». A APCAB está aberta à proposta associativa de qualquer cidadão nacional ou estrangeiro, que respeitando os valores essenciais da Carta dos Direitos Humanos visem contribuir para a preservação e promoção da Cultura Afro-Brasileira em todas as suas dimensões.

Expõe-se, infra, os eixos que compõem o propósito/missão da APCAB:

Património Imaterial: a tradição africana propulsora da cultura afro-brasileira é marcada por um património eminentemente oral, uma riqueza cultural assente nos vocábulos, nas lendas, nos mitos, nas canções e enredos, nas línguas africanas de origem, nas rezas e cantares litúrgicos, nas danças e valores estéticos. A preservação do património imaterial é fundamental para a compreensão de um povo e de uma cultura.

Património Artístico: a arte afro-brasileira é marcada, desde as suas origens no solo africano, pela representação das divindades e objectos religiosos. Juntam-se a estes, os trajes e os instrumentos musicais (e seu modo de tocar), compondo um acervo cultural simbólico.

Património Gastronómico: a gastronomia africana e afro-brasileira constitui parte integrante da culinária brasileira, marcada pelos seus temperos fortes e preservação dos elementos originais, expressos nos nomes dos preparos. A gastronomia afro-brasileira é marcada pela extensa representação religiosa dos sabores.

Património Religioso: articulado com os vetores anteriores, que se assumem simultaneamente como dimensões integrantes  do universo religioso, pretende-se clarificar, preservar e divulgar as dimensões religiosas afro-brasileiras, valorizando os seus elementos constitutivos.

Lusofonia: A APCAB defende o revisitar do conceito de «lusofonia» ao abrigo de um paradigma de análise multiculturalista.

Identidade Portuguesa: a APCAB defende a reflexão em torno de uma nova identidade portuguesa, marcada pela presença forte africana e brasileira, responsáveis pela alterações do modus vivendi português.

2 thoughts on “Missão

  1. Maria Concetta Lombardo

    olà! sou uma studente italiana, de palermo.
    frequento a universidade e estou casi acabando. acho de fazer meu exame final sobre a cultura afro-brasileira e a evoluçao de essa en arte: dança, musica e expressao da identitade.
    me gostaria este verao visitá-lo pra encontrar informacoes, compreender muito màs esse patrimonio cultural,fazer um estágio si è possivel! Seria uma honra para mim!!!
    eu pratico capoeira e danço de poco anhos, entao eu sinto um forte vimculo con esse mundo!
    Espero receber uma resposta em breve!

    muito axé
    Maria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s