Capoeira e Candomblé

Standard

A identidade afro-brasileira é amplamente marcada pela sonoridade, pelo uso do corpo, quer como templo à experiência religiosa quer como mecanismo de performance artística, e pelo valor da palavra pela qual se veiculam os conhecimentos e as memórias.

Nesse sentido, capoeira e candomblé entrecruzam-se nos seus domínios de ação, na história e na memória. A linguagem própria dos tambores-atabaques, do agogô, do berimbau ou pandeiro, que através da sonoridade veiculam axé(àse), a energia sagrada, memória e mitos, espelha bem a presença da religiosidade africana fora dos palcos do candomblé.

A história da capoeira e do candomblé é uma história de irmandade. Não é possível entender a capoeira sem pensar no candomblé. Apesar de se tratar de uma forma de defesa camuflada numa dança, a capoeira utiliza-se da identidade africana constante à religião. A cadência rítmica dos instrumentos musicais que define a forma da dança é uma regra quer na capoeira quer no candomblé. As próprias modalidades de toque, com um repicado num dos atabaques (chamado de rum no candomblé) espelha bem a interpenetração religiosa afro-brasileira na capoeira. A forma de cantar, que entende uma simbólica da memória e da força da palavra, é também um continnum entre ambos os universos.

Referências aos deuses africanos, aos espíritos dos caboclos e boiadeiros nas rodas de capoeira marcam bem a presença da religiosidade do candomblé nesta arte de luta. A própria modalidade da roda – presente também no samba tradicional – espelha o sentido africano da circularidade do tempo.

Isto significa, então, que apesar da capoeira não obrigar a um vínculo a determinada religião, a verdade é que a capoeira é melhor entendida, nas suas dimensões cosmogónicas, éticas, e performativas em estreita ligação ao candomblé, permitindo ao capoeirista encontrar uma linha de continuidade e um aprofundamento espiritual que está na base da própria forma de estar na capoeira.

Anúncios

2 thoughts on “Capoeira e Candomblé

  1. Gabriel Pardal

    Desacredito do que está exposto no site, sou capoeirista e vejo de dentro que não tem nada a ver! Algumas verdades foram ditas para fazer com que o leitor concordasse com o texto e depois o texto apresenta verdades distorcidas do que realmente é, fazendo uma confusão ao leitor!
    Além de ser capoeirista, conheço vários amigos capoeiristas do candomblé e da humbanda, que os mesmo dizem não ter nada a ver uma coisa com a outra!
    Não é porque tem os mesmo instrumentos ou porque se parecem que devemos associar uma coisa a outra!
    A palma de Bimba (Mestre criador da Regional) é 1, 2, 3, já no candomblé é algo completamente diferente, é uma arte marcial que durante muito tempo foi disfarçada de dança sim, porém hoje, não necessidade alguma disso! Além disso tudo, no candomblé são cantadas músicas em uma língua africana (esqueci o nome) com letras referentes a entidades religiosas! Ja na capoeira são letras em Português se estivermos no Brasil e com letras fazendo referência a Arte da Capoeira! Não a entidades e coisas do tipo…
    Reveja essa matéria por favor! Grande abraço!

  2. Zangado

    Concordo com o colega que criticou o texto, pois existe uma corrente fortissima defendendo essa estreita ligação, e advogando que capoeiristas precisam ser sincretistas, caso queiram tanto entender, como praticar a capoeira. Estou escrevendo um artigo sobre capoeira e religião, onde procuro deixar claro que a capoeira nada mais é do que uma luta, uma arte marcial, que pode, é claro, ser praticada dentro do contexto esportivo. Sua única ligação com o Candomblé, vem do fato de que os africanos escravizados eram politeístas, e adoravam os deuses da áfrica, sendo assim, tinham devoção a tais deuses e manifestavam essa devoção através das músicas, principalmente tentando buscar proteção. Já está na hora de parar, tanto de demonizar a capoeira, como fazem alguns, como de defender ser ela patrimônio de determinada religião. o capoeirista tem a sua religião pessoal, mas a capoeira não é religião!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s