João Grande

João Oliveira dos Santos nasceu a 15 de Janeiro de 1933, em Itagi,no interior da Bahia, e recebeu o nome João Grande do grande Mestre Pastinha. João Grande passou por inúmeras dificuldades financeiras derivadas da sua origem social o que lhe impediu de praticar capoeira durante algum tempo. Em 1981, Mestre Moraes, um dos seus seguidores, encontrou-o. Mestre João Grande foi levado para os EUA e foi convidado a participar do Festival de Arte Negra de Atlanta. Então, João Grande passou a morar em Nova Iorque e criou a sua própria escola, a Capoeira Angola Center. Após o reconhecimento pela sua arte, o mestre João Grande ganhou o título de doutor honoris causa pela Universidade de Upsala, em Nova Jersey. Waldeloir Rego sobre ele escreveu, em 1969: “é dentre todos os grandes capoeiristas jovens o que mais truques de ataque e de defesa conhece, contribuindo para isso a flexibilidade fora do comum de seu corpo, tornando-o o mais ágil de todos os capoeiras da Bahia. Quando em pleno jogo é um grande bailarino. Canjiquinha (…) saiu com um tipo de frase muito sua, de que: – ‘Foi Deus quem mandou João Grande jogar capoeira’.”

Anúncios

One thought on “João Grande

  1. wellington diz:

    Mestre joão grande um dos melhores capoeirista que eu ja vi hoje dia 30/08/2009 estive perto dele em uma roda ele apenas tocou berimbau mais achei um grande mestre ele o berimbeu dele e colorido a cabaça e desenhada um rosa lilas.
    Mestre joão grande um dos melhores mestre que eu ja vi um cara serio e essentrico um capoerista exepicional… ( bom eu queria continuar mais isso aqui não vai da pra escreve so digo um coisa ele e o MESTRE de capoeira exepicional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s