Religiões, Seitas e Candomblé

Standard

1. Religião deriva do latim “re-ligare” traduzindo-se por “religação” remete-nos para o reencontro com o divino, o colar de linhas quebradas entre o ser divino e supremo e o mortal, fruto da sua criação. Nesse sentido, religião engloba todas as práticas humanas voltadas para o transcendental que promovam a reunião do crente com o universo do sagrado. As religiões definem agrupamentos humanos e conferem unicidade às culturas.

2. O termo Seita significa “facção”, “divisão” e refere-se a divisões que ocorrem no seio de uma determinada religião, como se fala na Bíblia das seitas judaicas. Seita, nada tem a ver com crença demoníaca, remetendo antes, isso sim, para um caminho alternativo, para uma nova forma de manifestação religiosa que advém de uma religião professada.

3. O Candomblé é uma religião e não uma seita. Ao contrário do que muitas vezes se procura veicular não se trata de uma crença ou prática religiosa afro-cristã (já para não falar que apelidar o Candomblé de seita demoníaca constitui um atentado ao bom-nome da religião e uma tenta de difamação barata). O sincretismo religioso enquanto mecanismo de preservação da religião face à opressão esclavagista empurrou o Candomblé para a definição de seita afro-cristã. Todavia, o Candomblé não deriva em nada do Cristianismo. Trata-se de uma religião formada em território brasileiro que deriva de um conjunto de práticas religiosas de diversas etnias africanas. Não é resultado de cisão de uma outra religião, não é uma manifestação cristã desenvolvida pelos escravos africanos, nem tão pouco se trata de uma crença baseada no Anti-Cristo. A veiculação de essas ideias não só promovem uma descrença e um descrédito face à religião, como ainda erguem barreiras ao diálogo inter-religioso. O Candomblé é uma religião e não uma seita.

Anúncios

One thought on “Religiões, Seitas e Candomblé

  1. Arnaldo

    Religião

    1 DEUS.

    2 UMA FONTE REVELADORA (LIVRO SAGRADO)

    3 UMA RITUALIDADE.

    4 Tem UMA HIERARQUIA SUCESSÓRIA (DISCÍPULOS SÃO IMPOSTOS PELOS MESTRES).
    Candomblé não tem uma fonte reveladora um livro sagrado não é religião
    É uma cultura africana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s